segunda-feira, 15 de março de 2021

Old School Bench


 "Old School Bench” – Min New York.

Top: Lemon, Bergamot & Angelica Root

Heart: Geranium, Rum, Chocolate & Wood Wax

Base: Cedarwood, Vanilla, Patchouli & Vetiver

Uma EDP misterioso, criativa e natural, hipermoderna e simultaneamente nostálgica, elegante e diferente, com o protagonismo da madeira de cedro impregnada com a vibração do Rum, evocando facilmente memórias que julgávamos esquecidas. A Angelica (ou Erva dos Anjos) torna o cedro mais doce. O Vetiver e o Patchouli conferem-lhe uma base seca e terrosa.

No meio deste tempo de pandemia e de recolhimento apetece o refúgio das memórias. As boas claro que das más não deve rezar a nossa história. E esta fragrância transporta-me de facto aos bancos da minha escola primária em Lisboa. A escola nº 13 no nº 156 da Rua Prof. Sousa da Câmara em Campolide. Um edifício de esquina com rés-do-chão e primeiro andar – pintado de rosa velho. As aulas eram comandadas pela D. Laura que tinha bigodinho à Cantinflas e papada. E apesar de ainda me doerem as mãos das pancadas fortes da palmatória (a famosa menina dos 5 olhos - redonda com buracos – com que a D. Laura batia quando eu andava à pancada, em autodefesa, no recreio) recordo com volúpia o aroma da carteira antiga de madeira encerada de fresco onde me sentava e do cheiro escondido na minha pasta escolar. Uma mistura do couro com o papel dos cadernos, da tinta dos livros e sobretudo das aparas dos lápis que ficavam no fundo. Lápis de cor ou de grafite da Faber, da Viarco ou da Staedtler com que gostava muito de desenhar. Sobretudo arco-íris.

E hoje apeteceu-me accionar as felizes memórias olfactivas da escola através da linguagem desta fragrância. E no meio do cinzento do dia o arco-íris reaparece.

Sem comentários: