terça-feira, 2 de março de 2021

Um Planeta Iluminado


Ganymede (Marc-Antoine Barois) 

Top: Mandarina from Italy essence heart Orpur, safran;

Heart: Violet, Chinese osmanthus absolute Orpur;

Base: Akigalawood and Immortelle absolute.

 

É de facto uma das descobertas do ultimo ano. Quase uma fragrância “one of a kind” (Tabac Tabou da Parfum D´Empire seria um parente afastado) que se “atreve” a juntar notas aparentemente opostas mas que resultam numa bela harmonia dos acordes que geram entre si. A composição é um jogo de contrastes inesperados que evoluem ao longo de mais de 24 horas. Tipo “Chiaroscuro odorífico”.

Sofisticada e elegante. Clássica mas moderna. Ou mesmo “Futurista”. Luminosa, transparente, fresca, frutada mas ao mesmo tempo suave e “earthy” / “woody” / “spicy”. É light mas com uma enorme “performance”. Não é invasiva no mau sentido pois não precisa de “gritar” à custa da química de bombas aromáticas para se impor. O spray tem a qualidade de “atomizar” a fragrância em partículas muito minúsculas e bem direccionadas.

 

Como uma pessoa superelegante e misteriosa com uma aura especial que surge numa festa e todos os olhares se voltam para el@ como por magia enquanto atravessa a sala em silêncio. O seu perfume confere-lhe uma qualidade excepcional e uma grandiosidade ”magnética”. No entanto o seu olhar aristocrático vai para longe e por isso não nota os murmúrios de admiração em volta. Não precisa tentar fazer-se notar pois de um modo natural é admirad@. Ou seja é uma fragrância que é discreta porque nenhuma das notas é excessiva. Mas pelos acordes gerados acaba por ser poderosa - e esse é um dos segredos do seu sucesso.

IMHO não sinto uma abertura citrica (no sentido habitual do termo) mas antes um acorde de maçã verde acabada de trincar (a fazer lembrar um pouco as “green apples” do Aventus - que são mais exuberantes). Rapidamente sentimos também uma “vibe” de camurça suave e luxuosa. Há uma atmosfera “chique” e os “compliments” começam a surgir.

Finalmente as flores de imortelle, contrastam e elevam a harmonia. Este lado mineral e “earthy” de dunas poeirentas - à beira-mar - de onde o vento traz a aroma seco das immortelles ganha progressivamente protagonismo e entre as 12 e as 24h a pele é um campo de perpétuas selvagens (ou erva caril) - que permanentemente nos atrai. Mas sem a pujança de um Sables. Antes um cheiro de salinidade e de flores secas. O acorde “frozen ocean”.

Aqui é tudo mais subtil, “ventilado” e belo. Not dark and not loud. Apenas luminoso. Até à manhã seguinte.

Sem comentários: