domingo, 30 de janeiro de 2022
O presente de uma deusa
AKKAD (Lubin - 2012). Uma das Masterpiece da extraordinária Delphine Thierry.
Akkad ou Acádia era uma cidade da antiga Mesopâmia e capital do Império Acádico, que era a força política dominante na Mesopotâmia durante um período de cerca de 150 anos no último terço do terceiro milênio AC. Não se sabe qual teria sido a sua localização exacta (a localização junto do rio Tigre é a mais provável) mas sabe-se da sua existência a partir de escritos cuneiformes e da Biblia. Prosperou durante o regime do rei Sargão (seu fundador) e seus sucessores. A deusa principal de Akkad era Ishtar-Astarte ( Inanna ), que era chamada de 'Aštar-annunîtum ou "Ishtar guerreiro”. Ishtar era a "deusa brilhante" ou "refulgente", a divindade tutelar da estrela da manhã e do entardecer e deusa da guerra e do amor (cf. Vênus, Afrodite), cujo culto era praticado nos absolutos primórdios da Acádia e que inspira este perfume que nos envolve, conforta e parece proteger. Na informação da Lubin lê-se: “Essence of Akkad is a gift from the beautiful Ishtar, who loves and protects me. It contains all the most precious ointments from Punt, and also those from the islands of the great sea, and others from still further afield.”
Top notes : mandarin, bergamot from Italy, essence of clary sage.
Middle notes : essence of cardamom, elemi, frankincense, styrax.
Base notes : amber, cistus labdanum, vanilla, patchouli
Silky, woody oriental com protagonismo de um âmbar superelegante e luminoso polvilhado com especiarias. Com o cardamomo e o frankincense (faz um contaponto essencial ao adocicado do âmbar) a juntarem-se à festa animada por uma pequena orquestra de fumo, couro, animalic labdanum e patchouli que em conjunto tocam uma melodia sensual, balsâmica e ligeiramente “dirty”.
Uma fragrância “outstanding” e sofisticada que parece conferir características sedutoras e extraordinárias a quem a está a usar. Um aroma que nos transforma exalando uma atmosfera mística e, ao mesmo tempo, evocando uma descida aos prazeres profanos de um antigo Oriente - com utilização de óleos sagrados e especiarias preciosas. Na pele sentimos que nasce um entardecer doce e dourado num deserto distante.
Com matéria-prima de grande qualidade apresentada num frasco belo e original é um primo afastado do LDDM. Com grandes personalidade e “aura” Akkad é bom para todas as estações mas é perfeito para o Outono e Inverno e é um candidato natural a “signature scent”. Faz parte da paleta e do “renascimento” da Lubin a partir de 2009 – após o declínio iniciado na década de 1960.
Tem projecção moderada e dura cerca de 12h (como scent skin a partir das 6h). Ganhou lugar no meu Top 10 de fragrâncias com ambar dominante.
Divino.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário