O Palacete Almeida Araújo, cuja construção inicial terminou em 1904, continua felizmente a dominar a Avenida do Mar e a Lagoa, tendo sido reabilitado meticulosamente na sequência da queda de um faísca destruir, em 1930, o seu interior.
Foi a segunda casa de veraneio construída por alguém, "de fora", entre a povoação e a praia (a primeira foi a de Francisco de Almeida Grandela).
Mantendo a traça original confere uma "atmosfera" especial à Foz do Arelho, apesar de estar, cada vez mais, rodeado de guindastes e "colmeias" de novas construções encavalitadas umas nas outras.
Sabe-se que Joaquim Palhares de Almeida Araújo era casado com D. Hermínia Franco, filha do Visconde da Falcarreira, que se dedicava à música e participava em concertos.
A fachada, que parece surgir de um filme realizado nas décadas iniciais de Hollywood, transporta-nos através do Tempo e do Espaço... até nos encontrarmos no varandim do Palacete, sobre uma noite de luar iluminando a lagoa... do interior ecoam os acordes de uma orquestra, que nos embalam, enquanto dançamos "Moonlight Serenade"...
VT
Moonlight Serenade – Glenn Miller
3 comentários:
"Só há um princípio motor: a faculdade de desejar."
Aristóteles
..o Palacio, o mar numa noite de luar, o Glenn Miller...que dificil sair desta varanda!
Bjs
isabel
Passei igualmente por aqui...
terá sido sob esta mesma noite de luar que dancei e me deixei inebriar pelos acordes da orquestra?
Enviar um comentário