segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Aberta da Praia da Foz do Arelho VIII

O mar tem avançado na maré cheia, ocupando grande parte do norte da praia, deixando uma espécie de istmo. A praia utilizada é essencialmente na margem da Lagoa.
.
As ondas revolvem a areia e invadem o areal colocado pelo INAG a norte da praia.
.
Quase se forma uma nova lagoa ou um novo braço do mar na praia norte e a espuma do mar contém muita areia. . Extremo norte da praia com as ondas formando nova "Aberta" com trajecto tangencial ao areal. .

 
Vague – Anouar Brahem

Na sequência da "reportagem" (ver os sete anteriores posts sob o mesmo título) publicamos estas fotos colhidas no passado dia 15 de Julho mostrando que durante a fase de maré cheia as ondas do mar revolvem a areia que foi colocada pelo INAG, há pouco tempo atrás, e “recuperam” parcialmente a “sua” Aberta rasgada anteriormente na zona norte da praia da Foz do Arelho, ficando a praia reduzida a dois pólos ligados por um istmo. Sendo verdade que as ondas têm ultrapassado o habitual para altura (mais de 3m), não podemos deixar de nos interrogar sobre o que acontecerá quando for tempo das marés vivas e durante o Inverno. Apesar de na maré vazia o areal recuperar a sua extensão e se manter a “Aberta” a sul – recuperada nos últimos meses -, ficamos preocupados com este “sinal”. A Natureza (neste caso o mar) costuma ser imbatível.

6 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Nalguns pontos da costa Portuguesa o mar tem vindo a ganhar terreno... penso que os organismos governamentais poderiam fazer algo quanto a este problema, até porque a nossa costa é um dos principais "produtos" que temos para oferecer...
Se é possível manipular a natureza? É, certamente, veja-se o caso Holandês...


Muitos boas fotos :)

Fernando Santos (Chana) disse...

Belas fotografias de um sinal de mudança da Natureza....
Um abraço

Anónimo disse...

Nada que me espante, o avanço do Mar era esperado......, a sua força é bem maior do que todas aquelas maquinas que brincavam a cerregar areia......
Tendo em conta que os oceanos ocupam cerca de 3/4 da superficie da Terra e tendo em conta o derretimento dos gelos (consequencia do aquecimento global), se calhar só penssando em contê-los...!!! se poderia conseguir evitar o avanço sobre a linha litoral...., mas como conter o que não é contido por natureza???....Não há contentor que aguente...

Quanto ás fotos, penso que tiradas num final de tarde, (a partir das 18/19H) ilustram o que para mim a praia pode dar de melhor..., o silencio, o sossego, o encontro com o nosso interior.....

Gosto deste "dedilhar" da(s) vaga(s) e das sombras das pegadas nas areias....
Abraço
AC

Isabel X disse...

Notável colecção de fotografias!

A segunda encanta-me de um modo especial!

Como se apanhasse o mar num dos seus modos. E depois o obrigasse a ser assim...

- Isabel X -

VT disse...

Obrigado Pedro. É sempre um prazer receber os teus comentários e as tuas palavras de incentivo já que vêem de alguém com grande sensibilidade fotográfica (e não só) e que publica um blogue de fotografia "de visita obrigatória".
Um abraço também ao Fernando e um muito obrigado pelas palavras muito simpáticas.
Um abraço também a AC pela capacidade interventiva que tem mantido e pelo relato das emoções que as fotos lhe despertaram.
Agradeço ainda a Isabel X a generosidade bem como a poesia das suas palavras a propósito das imagens.
De facto esta reportagem, documentando o assunto, já vai no oitavo capítulo e virão mais já que a praia entretanto regressou à normalidade com um areal muito extenso sobretudo na maré baixa - ao longo do qual se têm dado óptimos passeios de fim de tarde (futuro post já em preparação).
Bem hajam
VT

Belicious disse...

Lindas fotos...