segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O sofá


The dying swan (Saint-Saens) - Yo-Yo Ma
***

O meu velho sofá está na última etapa da sua vida

Antes transmitia-me um conforto sumptuoso
Hoje está com a pele gasta e as suas molas incomodam

Sentado no velho sofá continuo a passar pela paisagem em volta
Como quem conduz um teletransporte pessoal e intransmissível
No qual me confundo e ao mesmo tempo me leva pela estrada

Percebo que antes era eu que encontrava os caminhos
Agora são novos percursos que me encontram

Assisto então ao rebobinar de tudo o que vivi, fiz e não fiz
E no fim do meu dia sento-me em frente de um campo verdejante
Num “great finale” oiço os acordes de uma última melodia
Com uma lagoa ao fundo passam “the credits ending lines”
Num filme onde me reconheço num Passado que é Presente

Sobretudo no eco das risadas das crianças que encontro
No meio do meu entardecer


4 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa...
Maria Félix

Anónimo disse...

Um lugar ao sol... Belíssima foto, a transmitir paz e tranquilidade de espírito!
Ernestina Santos

Anónimo disse...

A paz, na tranquilidade deste solitário sofá e em todo o horizonte que ele abarca! Belo!
Ana Voigt

Maria Virgínia Machado disse...

Mesmo com as molas a incomodar deve ser muito bom estar sentado nesse sofá...