quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Margem vermelha

All alright - Sigur Ros
-
A exposição agora inaugurada e o lançamento do livro com fotografias sobre a Lagoa de Óbidos são também um contributo para que surjam outros olhares - não só sobre a fauna e ou sobre a flora da Lagoa mas também sobre as ameaças que pendem sobre a salvaguarda de um dos Patrimónios naturais mais importantes que o País possui com influência significativa sob os pontos de vista social e económico e com enfoque para o sector do Turismo. Quanto mais olhares venham a surgir mais atenção merecerá Lagoa. Mormente das Entidades responsáveis. Não basta apenas uma cartilha de intenções. É imprescindível que os 2 Municípios em cujos "braços" repousa a Lagoa se articulem de facto entre eles (porque não um Gabinete comum dedicado à Lagoa?) e envidem de facto todos os esforços numa estratégia/plano comum pressionando e sensibilizando adequadamente o Poder Central para importância de se concretizarem e implementarem, finalmente, todas as medidas e acções necessárias para recuperação e manutenção da Lagoa de Óbidos. Não só lutando pela manutenção da Aberta (que vem pelo menos desde o Século XV e agora reacendida) mas também evitar o assoreamento dragando outros pontos (urgente no Braço da Barrosa antes que este deixe de existir e se transforme apenas numa zona pantanosa), remover e proibir veementemente o lixo ou descargas inapropriadas, preservar o coberto vegetal que rodeia a Lagoa e regularizar a recolha e tratamento de resíduos sólidos que tem constituídos um dos problemas mais graves. A construção de barragens ao longo dos afluentes e o excesso de poluição transportada para a Lagoa que tem-se vindo a verificar nos últimos anos conduz a uma diminuição dos caudais de água doce, face aos de água salgada, com a consequente diminuição ou desaparecimento de certas espécies. São ainda factores de perturbação relevantes a poluição provocada por esgotos industriais e domésticos e pelos pesticidas trazidos pelas enxurradas através de toda a bacia hidrográfica, a forte pressão de construções habitacionais desordenadas e sem estudos de impacte ambiental, as mobilizações profundas do solo para florestação de grandes áreas, a caça ilegal e abate de espécies protegidas por lei. Urge encontrar uma forma de gestão sustentável que evite a sua degradação e recupere o ecossistema natural.
É imprescindível que os nossos descendentes continuem a contemplar a beleza de uma Lagoa que nos reflecte e ao mesmo tempo se reflecte em nós e que continuemos a sonhar nas suas águas. Que as fotografias que agora falam sobre a o encantamento e a poesia intrínseca da Lagoa de Óbidos não venham a ser no Futuro apenas uma recordação de como era no Passado.

8 comentários:

Anónimo disse...

!!!!!!!!!!!!!
Μακρυγιάννη Ελένη

Anónimo disse...

Deslumbrante!!!
Teresa Costa

Anónimo disse...

Sempre com fotos lindíssimas!!
Maria Félix

Anónimo disse...

Espectaculares os tons conseguidos!!
Isabel Eleutério

Anónimo disse...

Que linda foto e gosto da musica.
Maria Teresa David Marques

Anónimo disse...

Lindíssimo detalhe, cores óptimas...
abraço Vasco.
Virgilio Photografia

Anónimo disse...

Que linda!
Manuela Gama Vieira

Anónimo disse...

Tive o prazer de estar presente na exposição. Foi com enorme admiração que apreciei o seu excelente trabalho fotográfico sobre a Lagoa de Óbidos. Muitos parabéns!
Manuela Marques Pereira