sexta-feira, 22 de maio de 2015

Pela rua

Neste retrato de rua foi importante não só a expressão mas também o contraste cromático que foi decisivo para a opção cores em detrimento do P&B. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Momentos privilegiados

Durante o fim-de-semana passado decorreu, no Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha, o IV Festival do Cavalo Lusitano do Oeste. Tive o privilégio de ter sido convidado antes da sua abertura para um evento inédito a cargo da Associação dos Criadores dos Cavalos Lusitanos do Oeste. Pela primeira vez entraram cavalos (à solta) na ilha do Parque. 
No seu início (transição dos Séc. XIX e XX) a ilha recebeu público - que naquela altura assistia às “regatas” no lago e, na década de 1930, foi palco ainda de uma esplanada. Desde esta altura ficou encerrada a ponte que lhe dá acesso.
Em consequência as fotografias deste acontecimento - que aqui partilho ficam para a História secular do Parque e da Cidade das Caldas da Rainha. Pela primeira vez se pode observar uma perspectiva da ilha deste Parque com cavalos - tendo como fundo os célebres e carismáticos Pavilhões (construídos no final do Séc. XIX). Para memória futura. Se houver futuro claro. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

O Encontro

Como sempre percorro as ruas da cidade com a câmara fotográfica na mão. Já percebi que afinal nada se repete. Enquanto vou pensando que fotografar é olhar e depois voltar a olhar – e descobrir sempre – chego à rua das montras onde há uma festa no meio da qual encontro Mestre Ferreira da Silva (ver nota biográfica no retrato de 11-11-2014) sob as abas do seu chapéu mágico. As linhas de fuga da rua convergem lá atrás e tudo se movimenta projectando-o na minha direcção. Fazemos o nosso ritual de cumprimentos e os laços da amizade permitem que se soltem as amarras de uma bela conversa efusiva. Filosofamos e acabamos concluindo que com a idade aprendemos finalmente a viajar no tempo. Às histórias interessantes do passado claro. Algo que não tínhamos enquanto jovens. Rimos um com o outro. Fazemos a continência para nos despedirmos. Eu fotografo. Um cristal de tempo. Hasta la vista mano...

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Com as palavras nos olhos

D. Maria Pereira. Retrato integrado em série sobre os vendedores da Praça da Fruta das Caldas da Rainha. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Agradecimento

Manifesto finalmente o meu agradecimento ao Jorge Magalhães (criador de cavalos Puro Sangue Lusitanos do Oeste) - extensivo a todos os amigos que com ele colaboraram neste evento criando momentos belíssimos e inéditos na Lagoa de Óbidos - que teve a grande simpatia de me convidar e receber. Tive a oportunidade e o privilégio de fazer uma fotorreportagem sobre os primeiros passos "históricos" de implantação de um novo desporto numa das mais belas lagoas do país.

Aconteceu no Oeste III


Aconteceu no Oeste II


terça-feira, 5 de maio de 2015