sexta-feira, 15 de novembro de 2019

"LES PLUS BELLES LAVANDES”

“Pour un homme” (criado em 1934) é uma das grandes obras-primas da história da perfumaria e tem vindo a ter cada vez mais um merecido reconhecimento, na actualidade, por muita gente que a (re)descobre. Sou um confesso fã das fragrâncias Caron e usei esta fragrância na década de 1980 que “guardei” na minha memória olfactiva.
Ao ter adquirido agora um frasco "splash" pré 1969 (com uma coroa como logo) criou-se a oportunidade de a poder comparar com a actual (não considerei flankers) e com o que me lembro da que usei na década de 1980 (o logo passou a ser um circulo a partir de 1973). Por outro lado pesquisei também as diferentes embalagens / frascos ao longo do tempo, cujas imagens aqui publico – permitindo uma datação que poderá ser útil a quem tem a paciência de me ler. Ver em cada imagem a descrição e o ano. Abstenho-me de escrever sobre a história da Caron, do perfumista e da história de amor na génese deste perfume – pois são do conhecimento geral.
São de facto 3 patamares e composições diferentes (todas boas) onde diferentes lavandas e diferentes percentagens entre as notas ditam resultados necessariamente diferentes. Julgo pertinente dizer que houve e há lavandas e lavandas. De facto apesar de terem surgido primeiro em Inglaterra (Croydon e Mitcham) as melhores e mais doces lavandas crescem numa região perto de Grasse em França. Não devem ser colocadas “no mesmo saco” com as Lavandinas que são plantas de qualidade aromática inferior por vezes também utilizadas em perfumaria. Perante a experiência que fiz não posso deixar de pensar que as Lavandas utilizadas nas versões pré 1969 do “Pour un Homme” (PuH) eram excepcionais e provavelmente já não existem mais. Não por acaso que as primeiras embalagens de PuH tinham escrito: "Les Plus Belles Lavandes" – tal como nos cartazes publicitários de 1938 a 1961. Frase que desapareceu no início da década de 1980. Depois da II grande guerra terminar, Pour Un Homme de Caron tornou-se uma fragrância icónica, utilizada por políticos e estrelas como: Serge Gainsbourg, Jonhny Hallyday, François Mitterrand e James Dean.
1 - Pre-1960:
Top notes: Bergamot, Lavender, Lemon, Rosemary
Middle/Heart: Cedarwood, Clary Sage, Rose, Rosewood
Base: Oakmoss, Musk, Tonka Bean, Vanilla
Acho que a lavanda aqui é tão pura que é possível imaginar a beleza aromática dos campos de Valensole, Provence - num dia quente de Verão, pouco antes da colheita. Poesia dentro de uma garrafa para aqueles como nós que sucumbem a esta paixão da arte olfactiva. A composição é mais complexa do que a actual e o aroma é mais denso e mais “estruturado”. A Lavanda é quente e agradável e tem maior protagonismo. É também uma fragrância menos “vanílica” do que a formulação atual. O Musk tem uma vibe ambarina e o equilíbrio e a profundidade são fabulosos e superiores à versão actual.
A lavanda possui, em ambos os lados do seu núcleo herbáceo, notas dispersas que tendem para o menta ou para o caramélico, mas Pour un Homme mostra que se pode habilmente misturar uma lavanda caramélica com uma base oriental discreta e quente, mantendo uma frescura geral que inexplicavelmente dura horas e horas com um scent skin apoiado pelo oakmoss +Tonka bean e pelo que me pareceu (para meu espanto) uma leve pitada de civet - o que explicaria uma boa conservação! Provavelmente o melhor perfume de lavanda (golden standard) que existe.
2 – Do que me lembro nos anos 80s-90s "Pour un Homme" tinha uma cor mais escura e uma versão com características intermédias entre as 2 outras. Com mais notas do que a actual (cítricos? Bergamota e limão?). Talvez a mais “green” de todas mas não tão leve como a actual. Em relação com a versão anterior a baunilha começou a aumentar e a lavanda (mais mint) a diminuir. O Musk era intenso e parece-me que tinha civet em contraponto – mas não juro.
3 - Para a versão actual o site Fragrantica refere menos ingredientes: Lavender, Baunilha e Musk (enquanto o Site da Caron diz que é âmbar!!!???). O liquido é de um verde mais claro com um aroma mais “light / clean” e simples. Com mais baunilha (mais adocicada) e menos Lavanda do que a versão original. É bom mas na minha modesta opinião inferior às versões anteriores - e com uma longevidade também menor.

Sem comentários: