segunda-feira, 20 de junho de 2011

Grupo

For all Mankind (Raghupati Raghava Raja Ram) - Ravi Shankar

3 comentários:

Isabel X disse...

Lendo o título deste post, pensei que o "grupo" fosse constituído por pessoas. Depois vi que não era o caso. Só depois reparei que, de facto, nunca há aqui fotografias de rostos, de corpos, isto é, de seres humanos (ou animais).
Não estou a dizer mal nem bem dessa opção. Apenas a constatá-la.

- Isabel X -

VT disse...

Obrigado Isabel X por ter reparado. De facto é uma opção. Raramente enquadro a figura humana (só quando o tema é irresistível como no caso de alguns exemplos acerca da Praça da Fruta das Caldas, etc, neste blogue). Houve e há outros fotógrafos, quer no Sec. XX quer XXI que fizeram a mesma opção. Neste mundo de coisas com que nos vamos rodeando alteramos o ambiente sem nos darmos por vezes conta da sua importância porque estamos "envolvidos" nesse "cenário" que fomos criando. As imagens despojadas da figura humana acabam por sublinhar objectos, paisagens, etc, que convivem diariamente connosco - possibilitando a constação ou a leitura de contradições, simulacros, disparates, etc. Claro que na fotografia da Natureza pura e simples o objectivo é tb. de redescoberta - valorizando-a cada vez mais.
Bem haja
Vt

Anónimo disse...

Interessante associação, não por acaso,..., captar na natureza evidencias de comportamentos humanos particulares, que nos poderão fazer pensar mais alto,....,(digo eu)!!!
Agradeço desde já a oportunidade de re-ver GANDHI (filme)!!!

A destruição do planeta, a ceifa de vidas humanas (resultado de guerras e interesses de grupos identificados), a lenta transformação de principios e valores (pela positiva),a determinação pela não violencia, as questões relacionadas com as dependencias (a não autonomia relativa ao exterior) e soberanias - a necessidade de construção da unidade (no colectivo),...., etc - foram parte dos pensamentos e emoções que experienciei neste post, de grande sensibilidade e bom senso, dado o momento critico que vimos a atravessar (não sendo de todo minha intenção politizar, - não por acaso, assistimos hoje ao lento surgimento da India como uma das potencias mundiais,...).
Abraço
AC