quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

White on black

The Swan (Saint-Saens) - Yo Yo Ma


Temos que mudar. 
Quando terminava a minha "reportagem" sobre o evento da limpeza do Parque das Caldas desencadeado e feito por elementos da população deparou-se-me um cisne que surgiu com um porte "imperial".
Com a sua imagem presto a minha singela homenagem a todos quantos contribuíram generosamente no dia 16-12-2012 - cada qual à sua maneira e como podia. Afinal um exemplo de cidadania a ser repetido não só nas Caldas mas por esse País fora. Uma prova que "yes we can" sem ficarmos à espera de uma qualquer Providência. Há ainda muito por fazer na limpeza do Parque e esperamos que apareçam cada vez mais pessoas a cuidar daquilo que afinal é de todos nós e uma das salas de visita mais bonitas que temos. Temos que mudar e em vez da passividade habitual (magistralmente caricaturada por Bordalo) e estarmos à espera que outrém faça aquilo que nós podemos fazer - "do it yourself". O individualismo deve dar lugar a um novo sentido do colectivo. Sobretudo numa altura de grande aflição para o País - a solidariedade e tolerância devem integrar o nosso modo de vida. Seria bom que este gesto se propagasse como uma doença boa e inexoravelmente contagiosa. Não esperemos por Sebastianismos impossíveis. Galvanizemo-nos antes a nós próprios e ajudemos os vizinhos sem estar à espera que chegue a nossa vez de sermos ajudados. Arregacemos as mangas nestes tempos em que sopra a depressão e cuidemos do nosso país. Temos que mudar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns pela iniciativa.Gostei especialmente de "Cuidemos do nosso país"...se não cuidarmos,quem cuidará?
Manuela Gama Vieira

Anónimo disse...

A foto é magistral; penso que o cisne se "apresentou" para presentear quem participou nesta iniciativa conjunta de afecto, carinho, e espírito de equipa em prol dos bens que são de todos, e de que ele (o cisne) também faz parte...
Sandra Nobre

Anónimo disse...

this is so beautiful
Karen Alexander

Anónimo disse...

O cisne veio agradecer-lhe! Tenho a certeza.
Maria Virgínia Machado