segunda-feira, 27 de maio de 2013

A história de uma canção para dançar no céu

 
True love ways - Buddy Holly

Uma canção seminal de um dos cantores/compositores mais determinantes no “nascimento” do rock´n´roll. Uma canção doce que guardei para sempre num lugar privilegiado da memória e que oiço e me emociona (e faz sonhar) muitas vezes. Não só pelo excepcional intérprete que foi Buddy Holy (e o seu conjunto The Crickets) mas também pela ternura e significado que emana da letra e da melodia, atento o facto de Buddy Holly ter escrito "True Love Ways" dedicando a canção a sua esposa, Maria Elena, como um presente de casamento - 4 meses antes dele próprio vir a falecer.
Buddy Hollly foi um dos principais pioneiros do rock and roll. Apesar de seu sucesso ter durado apenas um ano e meio antes de sua morte, Holly é descrito pelo crítico Bruce Eder como "a força criativa mais influente e única no rock and roll." As suas composições inovaram, inspiraram e influenciaram muitos outros músicos, nomeadamente: Elvis Presley, The Beatles, Elvis Costello, The Rolling Stones, Don McLean, Bob Dylan, Steve Winwood e Eric Clapton, tendo exercido uma influência profunda sobre a música popular na altura (havia quem afirmasse que não fora Buddy Holy e... Elvis jamais teria existido “as a big star”.
Holly foi um dos homenageados na inauguração do Rock and Roll Hall of Fame em 1986. Em 2004, a Rolling Stone classificou Holly em númeo 13 entre "Os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”.
Juntamente com “True Love ways” foram gravadas (no Templo Pythian em 21 de outubro de 1958) "It Doesn't Matter Anymore" e "Raining in My Heart", naquela que seria a sua última gravação antes de desaparecer, prematuramente, em 3 de fevereiro de 1959, durante o "Winter Dance Party" tour com The Big Bopper e Richie Valens, num acidente de avião, com a idade de 22, após um “show” em Clear Lake, Iowa. Um dia que ficaria para sempre imortalizado por Don McLean como "o dia que a música morreu" na sua clássica canção "American Pie".

1 comentário:

Anónimo disse...

GOSTO !!! ...
Jose Jacinto Jacinto