quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cores ou P&B?


Optar entre o P&B e a cor. É um dilema conhecido dos fotógrafos. Como se sabe, a decisão surge em função das imagens em P&B, por exemplo (e de um modo abreviado), favorecerem mais a leitura das formas na composição e ou permitirem contrastes de luminosidade mais evidentes favorecendo o dramatismo da cena. A luz e a sombra desempenham um papel muito específico no P&B. Há, porém, outras fotos cujo cromatismo pede obviamente que se mantenham ou enalteçam os contrastes cromáticos.
Na temática de retratos a fotografia a preto e branco combina na perfeição e é mais frequentemente utilizada. Isto pode dever-se, em parte, ao facto de muitos retratos executados por grandes fotógrafos do passado serem monocromáticos e estarmos mais familiarizados com o estilo. Quando a imagem é despida de cor procura-se muitas vezes realçar o carácter e a personalidade do fotografado.
No entanto há casos limite em que é difícil decidir qual versão pode ser uma mais-valia. Foi o que me aconteceu com o presente retrato. Por um lado a cor dos olhos (obrigatoriamente seleccionados na focagem) pede uma imagem a enaltece-la – saturando-a selectivamente – e ao mesmo tempo criando um retrato mais invulgar. Por outro o P&B mantém todo o seu poder de atracção enfatizando a luminosidade do olhar (com ligeira vinhetagem) bem como os contrastes e força dramática. 

Sem comentários: