sábado, 27 de dezembro de 2014

Segredos doces

Nesta época de bolo-rei e de outros doces faz sentido uma imagem da actual frontaria da Cavacaria Machado – um baluarte da doçaria tradicional Caldense. Neste momento com obras à porta, foi a antiga Casa Fausta, das irmãs com o mesmo nome, cujas origens remontam ao século XVIII. A par das cavacas as trouxas-de-ovos são segredos doces bem guardados e transmitidos religiosamente através de muitas gerações.
A família real e as elites da transição dos séculos XIX e XX, vinham às Caldas mergulhar num mar de canastras de cavacas, pastelinhos de Marvão, queijinhos do céu, castanhas de ovos, lampreias, pão-de-ló de nata, lagartas, raivas, suspiros, beijinhos, esquecidos, Cacos, Manjares de Tornada, queijadas e trouxas.
Claro que trouxas há muitas (e muitos) mas as das Caldas são as genuínas cuja “fórmula” constitui segredo reservado de algumas famílias. Acresce que as trouxas-de-ovos são consideradas um dos doces do respectivo Top Ten nacional. Na minha modesta opinião estão no 1º lugar ex-aequo com o pudim Abade de Priscos.
Fica a sugestão de um dia de passeio e de trouxas-de-ovos nas Caldas da Rainha.  

Sem comentários: