sexta-feira, 27 de março de 2015

O Sabor da Ternura

D. Maria Mendes Pedro vende amendoins, pevides, tremoços, avelãs, amêndoas, broas e um pouco de tudo, diariamente, no topo nascente da Praça da Fruta das Caldas da Rainha - onde tem clientes certos.
Senti que luz tamisada do interior da sua tenda conferia um óptimo ambiente para um retrato a meu gosto – com a claridade a predominar na metade do rosto voltada para o exterior (o plástico do toldo reflectia ainda alguma luz para a face oposta) e com umas tonalidades verdes belíssimas no background a contrastar na perfeição com as do rosto.
Como habitualmente, e após autorização, fui conversando enquanto fotografava com o intuito da retratada ficar, progressivamente, mais à vontade. E de facto ao fim de 17 fotos desapareceu a tensão e, já com a empatia a pairar, por breves instantes, D. Maria deixou vir à superfície do seu rosto marcado - uma antiga doçura que trazia algures escondida/protegida do mundo. Ao deixar de lutar contra a Ternura esta ficou registada para sempre na expressividade da última imagem colhida. E sem expressividade significativamente relevante não há grandes retratos. Por isso o meu dia ficou ganho com o Sabor da Ternura. 

Sem comentários: