quarta-feira, 3 de junho de 2015

Diálogos

Rua Augusta. Lisboa.

Intervenção que fiz aquando do lançamento da Antologia Luso-Brasileira de Fotografia 2015 no passado dia 16 - que integra três fotografias minhas:

Se esta minha intervenção ocorresse há alguns anos atrás provavelmente começaria por dizer: sou médico e faço fotografia… o que ajuda a desenvolver o olho clínico.
Mas hoje, após a reforma, fará mais sentido dizer, ao contrário, que sou fotógrafo e que é o clínico que contribui para o olhar fotográfico.
De facto, no decorrer dos últimos seis anos, foram acontecendo mudanças no fotógrafo e no médico em mim. Progressivamente foram trocando de lugar. Hoje, por exemplo, é o médico que ajuda o fotógrafo na abordagem psicológica das situações e das pessoas a retratar.
Após uma primeira fase mais contemplativa, dedicada sobretudo a fotografia de paisagens urbanas ou naturais (representada nas 3 imagens publicadas nesta Antologia), passei a interessar-me cada vez mais em fotografar as pessoas em vez de ficar submetido à hegemonia das coisas. Passei a arriscar mergulhar mais frequentemente nos labirintos urbanos fascinado com o imprevisível. Fiquei viciado no risco e na aventura de descodificar sinais aparentemente ocultos e na necessidade de celeridade nas decisões.
Acabei por criar uma rotina diária, percorrendo as ruas e tentando ler, fotograficamente, nas entrelinhas do tecido social enquanto procuro “agarrar” instantes irrepetíveis e significativos.
Procuro na subtileza dos enquadramentos um melhor recenseamento dos hábitos e costumes dos meus conterrâneos.
Actualmente é o meu dia-a-dia de fotógrafo não profissional que me resgata da modorra depressiva destes tempos de reformado. Uma saudável e salvífica obsessão.
Hoje entendo que, tal como escrever, fotografar pode ser uma maneira de pensar.
Hoje percebi que afinal nada se repete e por isso fotografar é olhar e depois voltar a olhar – e descobrir sempre.
Descobrir no exterior os momentos mágicos que podem finalmente, através da fotografia, adquirir visibilidade perante todos e, ao mesmo tempo, descobrir-me dentro de mim. 

Sem comentários: