segunda-feira, 15 de junho de 2015

Fotografia de rua


Sem procurar “falar de cátedra” mas antes com espírito de partilha aqui vão algumas dicas sobre Fotografia de Rua. São uma pequena compilação daquilo que a minha experiência me foi trazendo e dos conselhos de grandes fotógrafos que fui lendo.

- Ande sempre com uma câmara, caminhe muito e aproveite o acaso. Os milagres diários estão à sua espera.
- Não tenha planos pré-concebidos rígidos (tempo e trajecto) quando sair para fotografar. Pode sair com um plano A mas aceite facilmente mudar para um plano B que pode incluir errar pelas ruas ao acaso. A paciência e o saber esperar são imprescindíveis.
- Não se preocupe com a definição de "fotografia de rua" e fotografe regularmente.
- Veja oportunidades para fotos em tudo o que o rodeia. No entanto seja muito selectivo e fotografe apenas aquilo que lhe parece fazer a diferença. Evite as fotos que são claramente um não assunto. O mundo já está cheio de “lixo” fotográfico (ex. fotografar as refeições – que são sobretudo para saborear em paz e alegria). Uma boa regra em fotografia de rua é seleccionar apenas um a cinco por cento das foto realizadas.
- Viva apaixonado pela fotografia – sem restrições e mantenha-se focado em cada imagem que está a fazer.
- Depois de olhar volte a olhar novamente. Visite os mesmos locais descobrindo novas oportunidades (luz, motivos, etc.).
- Saiba que muitas grandes fotografias ainda não foram fotografadas (o mundo está cheio de oportunidades). A beleza está em toda parte.
- Faça as imagens para agradar a si próprio e não procure comparar o seu trabalho com o dos outros. Não se deixe impressionar por falsos elogios e bajulações nem por subavaliações intencionais que satisfazem apenas estratégias pessoais dos seus autores. Distinga os verdadeiros amigos dos “vendilhões do templo”. Ou seja, procure praticar a autocrítica e procure Verdade. A sua! As suas fotos falarão por si.
- Consciencialize-se que construir um estilo próprio leva muito tempo. Sem negar todas as influências que teve seja genuíno e não procure a imitação bacoca.
- Tente criar uma grande obra (fazer cada imagem como se fosse para um portefólio importante – o seu) e fotografe cada foto como se fosse a última.
- Encontre inspiração em campos diferentes da Arte fotográfica. Procure não “cristalizar” numa só modalidade. Tente funcionar “out of the box” e não vá em carneiradas fotográficas.
- Não seja um escravo da técnica fotográfica - que não se deve sobrepor ao estilo, à emoção e á sensibilidade estética. O meio de fotografar não é tão importante quanto a própria imagem. Concentre-se na “alma” da imagem e não tanto nos detalhes técnicos. Quando apreciar uma foto não pergunte “como” mas antes “porquê?”. Há diferenças entre um piano e uma sonata.
- Em retratos de rua não aponte a câmara directamente às pessoas olhando pelo visor – excepto se foi combinada “pose”. Assusta-as e incomoda-as – e muitas vezes desencadeia hostilidades imprevisíveis. Converse antes descontraidamente com as pessoas olhando-as nos olhos enquanto dispara a máquina que mantém ao nível do peito ou da cintura.  E o mais próximo possível da pessoa fotografada. Não peça para as pessoas sorrirem. Evite sorrisos postiços, estereotipados e idiotas nas suas fotos. Fotografe antes expressões genuínas. Seja honesto para consigo próprio e para com o fotografado. Procure sempre enquadrar três planos conferindo profundidade às imagens mas evitando as sobreposições de motivos.
- Não proceda rigidamente e deixe-se levar pela corrente dos acontecimentos.
- Se fotografar P&B pense e veja em P&B e se fotografar a cores considere a luz / hora do dia e os contrastes cromáticos. Pense o que a cor ou o P&B podem fazer pelas mensagens das imagens.
- Solicite sempre autorização para publicar fotos de alguém – antes ou após fazer as fotografias – e mostre as imagens obtidas. Muitas vezes ganha nova oportunidade de fotografar já com um ambiente mais descontraído. O respeito recíproco faz milagres.
- Diga às pessoas que pretende fazer um grande retrato em vez de “tirar uma foto”.
- Leia muitos livros bons sobre Fotografia de Rua (Magnum Contact Sheets; Dan Winters; Alex Webb; Robert Frank; Martin Parr; Trent Park; Joseph Koudelka, etc) e veja muitas fotos dos grandes autores.
- Desafie as regras e procure sempre evoluir transformando progressivamente o olhar fotográfico. A criatividade, uma boa narrativa uma atmosfera especial e o “mistério” numa foto não convencional podem ter uma força muito grande. Maior do que os enquadramentos “do costume”. 

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