quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dying boat

Improvisation on Domenico Scarlatti's Sonata K 208 - Enrico Pieranunzi 

3 comentários:

Tina disse...

As cores vivas fizeram-me lembrar instantaneamente alguns quadros de Van Gogh. Um barco reproduzido em fotos trabalhadas como ensaios em pintura, com tanta criatividade que seduzem à primeira vista, é mais do que um simples barco a mostrar a beleza dos pormenores da sua degradação. É um feliz objecto de inspiração que leva à descoberta de perspectivas cada vez mais interessantes. A proximidade da água escura em primeiro plano salienta o contraste bem conseguido com as cores quentes, com as improvisações da sonata como acompanhamento ideal na contemplação deste belo quadro em que os sons como que acentuam as ondulações do espelho líquido e dos tons em oscilação colorida.
Parabéns, Vasco, por mais este belo trabalho!

Anónimo disse...

...quase poderia dizer que a Lagôa de Obidos é um "santuário" da Beleza criada entre duas naturezas, a dos homens que constroêm estas barcas, pintando-as e re-pintando-as a seu belo prazer ( simples e acessivel ) e a natureza da propria Lagôa, que imprime ao longo do tempo um "cunho" muito particular, embelezando-as de pormenores que não fariam sentido noutros espaços que não este,..., uma especie de Museu Natural da Lagôa de Obidos que deverá ser protegido e preservado da melhor forma possivel para além do registo fotográfico ( se calhar e seria o ideal - transpôr para um museu de historia natural - toda a historia deste local, das suas gentes e das suas formas de estar, com "arte",..., dado que esta como outras barcas possivelmente irão desaparecendo naturalmente....)...

...gosto especialmente dos pormenores das tintas descascadas e "folheadas" por musgos e liquens e a côr da madeira, resistente, que contrasta com a fragilidade de aguas pouco profundas, em jeito de pequeno cais, que tranquilamente "guarda"/"mostra", reliquias dos tempos...., é vida e morte em simultâneo, uma dimensão mágica do Belo....e tudo continua mas não da mesma forma....
Abraço
AC

VT disse...

Obrigado Tina pela excelente descrição - muito pormenorizada e revelando a importância do contraste entre os vários planos da foto.
Obrigado AC pelo seu "militantismo" em defesa da Lagoa. É de facto muito importante, na imagem, o contraste entre as "tintas descascadas e folheadas" com uma outra superficie lisa e de orientação diferente dos primeiros planos da água.
Bem hajam
VT