sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Outros cogumelos da Mata das Caldas

Ganoderma resinaceum (em início de desenvolvimento)
.
Ganoderma resinaceum
.
Trametes versicolor
.
Ainda na sequência de “posts” anteriores (ver respectiva etiqueta) com fotos de cogumelos da Mata das Caldas publicamos hoje mais algumas imagens de outras espécies de fungos cujo “habitat” é também a Mata supracitada. Informamos também que já foi identificado (pela Professora Ireneia Melo - a quem agradecemos a atenção) o cogumelo branco em forma de chifre de veado (post de 21 de Julho de 2010). Trata-se do Laurobasidium lauri. Pertence ao grupo dos Heterobasidiomicetes e surge em loureiros. Tem sido assinalado na Península Ibérica (em português, chamam-lhe madre do louro) e na Madeira e Açores. Parece ter propriedades sedativas e analgésicas sendo utilizado na Madeira para diminuir hemorragias uterinas.
A Mata das Caldas seria um paraíso para Alice.
-

White Rabbit - Jefferson Airplane

One pill makes you larger
And one pill makes you small
And the ones that mother gives you
Don't do anything at all
Go ask Alice
When she's ten feet tall
And if you go chasing rabbits
And you know you're going to fall
Tell 'em a hookah smoking caterpillar
Has given you the call
Call Alice
When she was just small
When men on the chessboard
Get up and tell you where to go
And you've just had some kind of mushroom
And your mind is moving slow
Go ask AliceI think she'll know
When logic and proportion
Have fallen sloppy dead
And the White Knight is talking backwards
And the Red Queen's "off with her head!"
Remember what the dormouse said;
"Keep YOUR HEAD”

9 comentários:

Teté M. Jorge disse...

Gostei da terceira foto...

'Tsuki disse...

You should post your third picture at : http://clytie-randomhearts.blogspot.com/

It is such a sweet random heart...

Anónimo disse...

Cogumelos Mágicos!!!
Claro que "Alice" se sentiria como que no "País das Maravilhas"...!!!, mas não só a "Alice"......os "coelhinhos brancos ( sem cartola ou com cartola)", tambem....:-)

São fungos de base alcalóide, com uma composição quimica aproximada ao LSD (psicoactivos, com efeito alucinogénico, quando consumidos). Dependendo muito das condições e caracteristicas individuais, podem dar sensação de bem estar, aumento da sensibilidade perceptiva, (muitas vezes com distorção visual e auditiva) aumento da auto-confiança , desinibição e aumento do desejo sexual, ou "bad trip" (reacções paranóides),no pior dos casos......, não provocando contudo dependencia fisica nem psiquica.

Fotografias de muita minucia, que chama a atenção naturalmente para o aspecto fálico deste tipo de fungo resinoso, existente na Natureza, aparecendo em maior numero pela altura do Outono.
A Mata das Caldas ( Mágica ) está portanto bem recheada, mas se descobrem, poderá ser "mondada", (digo eu), :-)
De facto o acompanhamento musical não poderia ser outro. O mundo da Fantasia que existe em cada um de nós, umas vezes desenvolvida pela imaginação e criatividade, outras vezes não, no classico "Alice no País das Maravilhas" - o medo/a insegurança e a distorção da realidade........, excelente!
Abraço
AC

Tina disse...

Senti-me no país das maravilhas ao escutar esta belíssima canção, que mais mistério sugeriu aos contornos mágicos e exóticos dos cogumelos. Três mágicas fotos, versos sobre um mundo misterioso e uma melodia que nos sugestiona... Saberá responder a Alice por que vemos o mundo assim mágico, sem que precisemos de qualquer tipo de LSD?
Obrigada por estes momentos belos, Vasco!

Submarino Amarelo disse...

ALICE, O COELHINHO BRANCO E OS COGUMELOS .
Com uma construção que evoca claramente o Bolero de Ravel, uma música inesquecível que ainda hoje simboliza e marca uma época (os happy sixties antes da tragédia de Altamont e as mortes de Morrison, Hendrix e Joplin) e uma letra enigmática, em que as referências a cogumelos e comprimidos que nos fazem grandes e pequenos nos deixam a pensar se as crianças deveriam ler os livros de Lewis Carroll , White Rabbit são dois minutos e meio do mais puro génio.

Anónimo disse...

SA, compreendo a preocupação quanto á leitura dos livros de Lewis Carroll, mas as crianças teem naturalmente esta capacidade de fantasiar e de criar soluções atraves da imaginação fertil que as caracteriza e enquanto assim é, o risco de passarem a procurar outras respostas com a ajuda de quimicos, é menor e é um bom sinal, protector...., se calhar nós "adultos" é que muitas vezes criamos-lhes a ideia de resposta sequencial (e consequente), no discurso diario que temos com elas...( se tomares "isto ou aquilo", vais crescer mais, vais ficar mais forte, vai....). Por isso se calhar é importante alimentar a vertente natural da fantasia infantil, na companhia de um adulto, isso sim, é claro....., sem cortar o prazer do mistério e da fantasia...
Obrigada
AC

Submarino Amarelo disse...

Cara AC:

Não desconhece certamente a polémica à volta da fixação do Reverendo Dogson em crianças do sexo feminino e nas conjecturas sobre o seu rompimento (definitivo e inexplicado) com a família de Alice Liddell em Junho de 1863.

Conhece também certamente as fotografias de Alice (entre os oito e os onze anos) que o Reverendo tirou e que a família parece não ter apreciado.

Conhece certamente o mistério do desaparecimento selectivo de volumes e páginas do Diário do autor.

Mas eu só me queria mesmo referir à genial música dos Airplane...

Anónimo disse...

Tem toda a razão, SA na informação que partilha, de facto o mundo dos adultos é diferente ( na forma e conteudo) do mundo das crianças, estamos seguramente de acordo...., Este tipo de situações existem e teem nome proprio, é informação que a nós (adultos) compete gerir..., quanto ás crianças, essas deverão continuar a ter a possibilidade de fantasiar/imaginar/criar histórias, ( dentro das suas realidades/mundos, bem mais simples e "pequeninos" ) atraves de livros e/ou filmes, devidamente "protegidas" como referi.......( uma opinião pessoal, susceptivel de discussão ).
Aos olhos de certos adultos, tudo pode ser visto e sentido sob outras "luzes", normalmente bem mais "perturbadoras" ( como aconteceu com o citado "Reverendo" ).

Colocar situações/post, com esta versatilidade e multiplas hipóteses de leitura, é excelente....Heavenly.
Obrigada.
Obrigada SA
AC

VT disse...

Agradeço a Teca, Tsuki, AC, Tina e Submarino Amarelo os comentários, a simpatia e os muitos e valiosos contributos.
Bem hajam.
VT