sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

After the storm

Parque D. Carlos I - Caldas da Rainha


Bested Bones - Thomas Feiner & Ulf Jansson


Após o temporal (com rajadas de vento atingindo 120km/hora durante cerca de 20h) que ocorreu no fim de semana passado a paisagem no país era desoladora. O Parque D. Carlos I não fugiu à regra. Árvores centenárias ou raras - todas respeitáveis seres vivos que estimávamos e com quem nos cruzávamos quase diariamente - tombaram às dezenas. Doeu e dói muito. Como se de repente perdêssemos muitos familiares que amávamos. Curiosamente ao fundo os Pavilhões erigidos por Berquó na transição dos Séculos XIX e XX - Assistiram a tudo sem deixar cair sequer uma pedra. Como se, após várias vezes a terra tremer e após ventos ciclónicos - durante mais de um século, quisessem desmentir afinal os alarmes que se fazem frequentemente ouvir - sobre a sua eminente queda . Na Mata o panorama com árvores partidas ou arrancadas é semelhante. Estamos de Luto. 

11 comentários:

Maria disse...

É muito triste ver o parque no estado em que ficou.
A Natureza manda, e nós só nos apercebemos disto quando acontecem estas desgraças.

Anónimo disse...

belas fotos!
Ana Maria Cordeiro

Anónimo disse...

Que tristeza o nosso Parque e Mata, foi sem piedade que o vento por ali passou ! A natureza cada vez se revolta mais com quem a tem maltratado.
Isabel Eleutério

Anónimo disse...

Este local seria óptimo para fazer um filme com uma história enigmática ou uma produção de moda...
Maria Bela Taborda

Anónimo disse...

Triste, quem irá limpar?
Fernando Alberto Dinis Paula

Anónimo disse...

oh my God!
Leonor Noronha

Anónimo disse...

Essas casas parece que apanharam um susto e se esticaram para os céus, arrepiadas... Um pouco de Münch à portuguesa... Mais a tristeza da destruição, e o constatar que esta Terra tem um corpo, que é maltratado... Muito bela foto, obrigada, Vasco.
Paula Alcarpe

Anónimo disse...

ahhh ainda não passei pelo parque mas estou a perceber que está mudado =/
Joana Santos

Anónimo disse...

Eu não quis dizer que são as árvores, elas as maltradas, é o Mundo em que vivemos e a quem a Natureza se tem revelado castigadora.É uma cidade cada vez mais pobre. Amo a minha cidade, mas amo a Intituição da qual conheço a Historia e não ignoro tanto o seu Património Edificado como o seu Património Florestal. A mágua de pensar que só no Pinhal de Santo Isidoro foram destruídosl 295 Pinheiros, e que o reconhecimento da Mata não estando completo não estará longe do número atrás referido!!Á e os Pavilhões do Parque são só a ponta do véu!!
Isabel Eleutério

Anónimo disse...

Estas imagens são devastadoras!!! Excelentes fotos.
Anita Martins

Anónimo disse...

Verdade que é uma tristeza ver o que resultou da tempestade!
Teresa Morgado