segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Morte na Mata

Morreu um dos seres vivos mais importante das Caldas da Rainha. Ao passar pela Mata constatei com tristeza que uma das 3 mais importantes árvores da Mata Rainha D. Leonor – um carvalho adulto com cerca de 400 anos tombou com os ventos de Janeiro (recordo que aqui fizemos eco que neste mesmo mês mas em 2013 e em 2014 caíram (no total) mais de mil árvores na Mata e no Parque das Caldas da Rainha). Pertencia a uma fase inicial da Mata das Caldas da Rainha da responsabilidade dos provedores do séc. XVI. Ficamos com ideia, dada a abundância desta espécie na Mata, que houve intenção de a privilegiar talvez devido às referências da sua ligação ao Sagrado.
Tinha mais de 25m de altura e uma copa muito larga, destacando-se o diâmetro do seu tronco - muito superior ao dos outros carvalhos em volta. Deveria talvez ter sido escorada evitando o peso excessivo de alguns dos seus ramos – tal como tem sido feito noutros locais com maior sensibilidade (Frades, Calvo no Minho). Note-se que os carvalhos podem atingir mais de 800 anos de idade. Os japoneses têm um provérbio que diz que o "carvalho leva 300 anos a crescer, 300 anos a manter-se adulto e 300 anos a morrer".
Como o M. Saúde diz que não tem vocação e aparentemente deixou de cuidar adequadamente da Mata e do Parque e como a Câmara ainda não tem a responsabilidade de os administrar - ficamos num limbo em que aqueles espaços se vão degradando sem ninguém intervir como seria desejável. Poderia haver um protocolo para assegurar os cuidados necessários por entidade idónea enquanto se verifica esta situação. Cada vez é mais premente saber quem cuida do Parque e da Mata enquanto a Câmara não toma posse destes espaços. Por quanto mais tempo vamos assistir a esta delapidação patrimonial? Será que no futuro a Mata será um espaço sem árvores?
Perdeu-se um tesouro patrimonial e um ser vivo excepcional que assistiu, praticamente, a toda a história desta terra.
Morreu de braços erguidos para o céu...

1 comentário:

Maria Virgínia Machado disse...

Mas o Sr. Ministro da Saúde tem vocação para cuidar de alguém ou de algo? A vocação dele é apenas financeira...