segunda-feira, 6 de julho de 2015

Revistas e Jornais


Num momento em que 50% (a ONU prevê 70% para 2050) da população mundial vive em cidades – as fotografias de rua são pequenos detalhes que, no seu somatório, podem documentar uma vertente importante da humanidade. Mormente para análise futura. Quanto maior for a capacidade (de cada imagem) de ler nas entrelinhas sociais melhor o contributo para traçar um retrato de época.
Não resisto ao impulso de convosco partilhar alguma reflexão acerca desta foto e ou porque a fiz.
1– Há um motivo de recenseamento de um elemento (a "banca" de jornais e revistas) habitual nas paisagens das ruas e há um motivo de estética fotográfica associado a um enquadramento que tira partido da repetição de formas associado a um enquadramento em que a senhora que vende as revistas e os jornais ao assomar a uma pequena janela no meio da aparente confusão de primeiras páginas – parece mais uma capa de revista. 
2 – Há a possibilidade de fazer uma análise mais profunda (por isso o P&B sem as cores a distrair) sobre o que é que os Portugueses gostam de ler e ou o que lhes querem impingirem para lerem. 
E isso tem obviamente a ver com a mentalidade e o modo de ser de grande parte deste povo lusitano.
Repare-se agora nos títulos (seleccionei 90%) ampliando a imagem: Caçado em espionagem, Horóscopo, O IRS vai provocar uma guerra civil, Sobremesas, Aqueça a relação, Razão ou Paixão, As contratações do futebol, Confissões de uma suspeita de assassínio, Receitas de sucesso, Amuletos poderosos, Receitas de Bacalhau, Receitas para emagrecer, Remédios caseiros, Santos do Povo, Manual de Simpatias, Charadas, Zodíaco da Sorte, Ganhe dinheiro, Orações...
O que acham sobre este fantástico panorama de leituras? É que a foto também “fala” disto…

Sem comentários: