As sombras e os reflexos são
uma prova que não devemos levar “à ponta da espada” as denominadas regras
fotográficas. De facto ao princípio todos ouvimos recomendações sobre a
necessidade de evitar que a nossa própria sombra (ou reflexo) apareça no enquadramento.
No entanto a experiência
ensina-nos que as sombras e os reflexos do próprio fotógrafo podem ser um
elemento valioso na composição. Lee Friedlander foi prolífico nesta matéria
tendo publicado um livro (Self Portraits) tirando partido da interacção da sua
sombra e ou reflexo com os outros elementos das imagens.
Nesta imagem a minha sombra
acaba por ter a vantagem de introduzir uma nota importante de mistério na
imagem. Podemos perguntar-nos qual o relacionamento da sombra com a rapariga.
Sombra boa ou sombra má? Por quem espera a rapariga e qual o papel do dono da
sombra nessa narrativa? Etc.
A fotografia de rua “a cores”
tem progressivamente aumentado pelo mundo - consolidando a noção que é uma
opção tão válida quanto o P&B. Hoje cerca de 50% dos fotógrafos de rua mais
conceituados fazem “Fotografia de Rua” explorando os contrastes cromáticos,
seguindo os passos de grandes Mestres nessa Arte como: Martin Parr, Alex Webb,
Steve McCurry, William Eggleston, Bruce Davidson, Bill Cunninghan, Joel Meyerowitz
e tantos outros.
1 comentário:
Gosto da foto e da introdução. Sempre original!
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