quinta-feira, 2 de julho de 2015

O estranho caso da rapariga da bicicleta encarnada

As sombras e os reflexos são uma prova que não devemos levar “à ponta da espada” as denominadas regras fotográficas. De facto ao princípio todos ouvimos recomendações sobre a necessidade de evitar que a nossa própria sombra (ou reflexo) apareça no enquadramento.
No entanto a experiência ensina-nos que as sombras e os reflexos do próprio fotógrafo podem ser um elemento valioso na composição. Lee Friedlander foi prolífico nesta matéria tendo publicado um livro (Self Portraits) tirando partido da interacção da sua sombra e ou reflexo com os outros elementos das imagens.
Nesta imagem a minha sombra acaba por ter a vantagem de introduzir uma nota importante de mistério na imagem. Podemos perguntar-nos qual o relacionamento da sombra com a rapariga. Sombra boa ou sombra má? Por quem espera a rapariga e qual o papel do dono da sombra nessa narrativa? Etc.

A fotografia de rua “a cores” tem progressivamente aumentado pelo mundo - consolidando a noção que é uma opção tão válida quanto o P&B. Hoje cerca de 50% dos fotógrafos de rua mais conceituados fazem “Fotografia de Rua” explorando os contrastes cromáticos, seguindo os passos de grandes Mestres nessa Arte como: Martin Parr, Alex Webb, Steve McCurry, William Eggleston, Bruce Davidson, Bill Cunninghan, Joel Meyerowitz e tantos outros. 

1 comentário:

Maria Virgínia Machado disse...

Gosto da foto e da introdução. Sempre original!