segunda-feira, 25 de maio de 2009

The open arms of the sea


Foz do Arelho em Maio de2009.

Unchained Melody – Righteous Brothers

Unchained Melody (música de Alex North e letras de Hy Zaret) é uma das canções mais românticas e mais gravadas de sempre com cerca de 670 versões. Surgiu pela 1ª vez num filme pouco conhecido denominado "Unchained". A canção fez muito mais sucesso que o filme, lançado em 9 de Abril de 1955, e era cantada na banda sonora por Al Hibbler – um cantor negro e cego (há quem refira que 1º foi cantada pelo barítono Todd Duncan), acabando por ficar em 5º lugar nos prémios da Academia. Nesse mesmo ano e mês surge uma versão instrumental dos Les Baxter, que subiu até ao 1º lugar dos “charts” enquanto a de Hibbler ficava em 3º lugar. Dois outros artistas gravaram a canção nesse mesmo ano: Roy Hamilton (6º lugar) e June Valli (29º). Em Londres, Jimmy Young (1º lugar) e Liberace (20º) figuraram nas listas com interpretações de Unchained Melody. Mais tarde foi o tema principal do grande sucesso cinematográfico Ghost. É, no entanto, a versão, de 1965, da dupla The Righteous Brothers que a celebriza definitivamente. Elvis Presley também a cantou e foi fantástica a sua intepretação ao vivo em 21 de Junho 1977 - pouco antes de morrer (disponível no Youtube). Em 1998 a banda U2 regrava esta música no álbum duplo "The best of 1980-1990". Em 2003, a cantora Cyndi Lauper recupera-a no álbum "At Last" e, recentemente, surgiram interpretações na área do Jazz (Caroline Henderson). Não há dúvidas de que a canção continuará a encher os bolsos de Paul Mc Cartney que detém os respectivos direitos.
VT

Unchained Melody
Oh, my love my darling
I've hungered for your touch a long lonely time
And time goes by so slowly and time can do so much
Are you still mine?
I need your love
I need your love Godspeed your love to me
Lonely rivers flow to the sea, to the sea
To the open arms of the sea
Lonely rivers sigh 'wait for me, wait for me'
I'll be coming home
Wait for me
Oh, my love my darling
I've hungered for your touch a long lonely time
And time goes by so slowly
And time can do so much
Are you still mine?
I need your love
I need your love Godspeed your love to me

2 comentários:

J J disse...

O texto que acompanha esta versão é suficientemente informativo e quase dispensa comentários.
Unchained Melody é efectivamente um dos temas mais gravados no século XX, apenas ultrapassado por "Yesterday" e "Garota de Ipanema".
Será justo realçar que o êxito desta versão se deve em grande parte à magnífica produção de Phil Spector, que conseguiria ainda o feito de suplantar os Beatles com a canção mais vezes radiodifundida nos EUA: "You've Lost That Lovin' Feeling", o maior êxito deste mesmo grupo.

Anónimo disse...

Delicia!
"lonely rivers flow to the sea,...time goes by so slowly...", talvez esteja aqui uma possivel explicação para o que sentimos hoje, (o "tempo" passa rápido, depressa de mais por vezes, dizem algumas pessoas). Curiosamente o "tempo" é exactamente o mesmo...
e aqui a qualidade mantem-se.
Obrigada.
AC