segunda-feira, 4 de julho de 2011

Enigma


Foi de facto um achado estranho - enquanto passava à beira da Lagoa de Óbidos. A boneca estava à altura da minha cabeça. Teria sido difícil uma criança pendurar o brinquedo tão alto. Teria algum adulto encontrado a boneca algures esquecida no chão de um piquenique e ali colocado o objecto na esperança da dona a resgatar? Haverá outro significado mais complexo ou aberrante (ritos, etc)? Ou seja existia um enigma. E o enigma é um impulso q.b. para fotografar - e deixar à imaginação de cada um(a) a possível interpretação ou história.  Afinal mais uma história que passa ao nosso lado. O banal e o misterioso cada vez mais indistinguíveis.
Mystery Girl - Roy Orbison

8 comentários:

Gringo disse...

Hi VT, Well it's certainly an interesting shot, I would have gone for the shot straight away, but there is a dark undercurrent isn't there? Not knowing who strung the doll up....or why...

Eva Gonçalves disse...

Eu até teria suspeitado de montagem se não tivesse referido o encontro casual... assim sendo, é um enigma realmente, talvez um triste acto simbólico... mas adorei o tema musical escolhido para a ilustrar :)

Anónimo disse...

Também já vi rituais, naquele lugar, dificeis de compreender, mas a boneca parece mais um "pobre objeto" deixado num fim de senama.Há tantos!
O que diria a boneca se pudesse falar?
Como diria Álvaro de Campos, em que pontifica o poema Tabacaria, refletindo de forma pessimista e amargurado da sua vida:
" Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
à parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo".
L.B.

VT disse...

Thanks Gringo. I think you´re right because the doll was at 1,75 m (it was at my head level). It was the mystery that atracted my atention.
Obrigado Eva pelas palavras simpáticas.
Obrigado Luísa. A s palavras do Pessoa ilustram bem o caso.
A boneca ainda esteve por lá pendurada até que alguém a arrancou (só ficou o fio) no dia seguinte à publicação deste post. Outro mistério...
Não resisto a referir o tom das côres (um pouco como nos primeiros filmes em tecnicolor). E o enquadramento "Hitchcockiano". No fundo uma imagem plena de mistérios.
Bem hajam
VT

Anónimo disse...

Pois!!!, Mistério que é mistério não se desvenda assim facilmente, antes pelo contrário, enreda e enreda tomando cada vez mais a atenção e espicaçando a curiosidade dos mais incrédulos e/ou "desprevenidos",.......:)
Aguardam-se cenas dos proximos capitulos, até lá "suspense", comme il faut....( gosto destes tons de fim de tarde ).
Abraço
AC

Alexandrina Areias disse...

Uma foto no mínimo curiosa e até enigmática!!!

Alice atrás do Espelho disse...

Talvez das fotos preferidas....

bjs

As minhas pinceladas disse...

Misterioso, enigmático mas uma bela fotografia sem dúvida, conheço bem esta lagoa e esta foto chamou-me a atenção.. ritual? chamada de atenção? ou simplesmente um brincadeira de mau gosto diria eu, mas que valeu esta excelente foto. parabéns!