segunda-feira, 22 de junho de 2009

Gramíneas


As gramíneas são uma vasta família de plantas com cerca de 10000 espécies distribuindo-se por cerca de 650 géneros. É uma família extremamente versátil pois, através desta miríade de espécies que contém, e não fugindo muito a uma morfologia padrão, conseguiu ocupar quase todos os tipos de habitat disponíveis, em todos os climas. Pertencem a esta família desde plantas muito pequenas, que surgem entre as pedras da calçada até aos bambus que podem exceder 30 metros de altura. Podem ser desde aquáticas, inclusivamente, de águas salgadas, até formar florestas ou viver nas fendas das rochas mais secas e desertos, ocupando qualquer tipo de território e sobreviver sem qualquer esforço.
Mas a característica mais marcante desta família reside na morfologia da flor. Esta é um exemplo de economia floral espantosa. Não existem pétalas nem sépalas como estamos habituados, já que estas plantas não precisam delas para atracção de insectos, sendo a polinização feita pelo vento. Tudo o que resta destas peças florais, que terão existido num passado distante, resume-se a duas minúsculas escamas que ajudam na abertura da flor, expondo assim os órgãos reprodutores. Todas as outras peças são folhas modificadas que, para além de servirem para a protecção das flores, têm também uma função bastante importante na dispersão da semente.
Quando a flor está aberta e dado que as pétalas estão ausentes, observam-se apenas os estames muito protuberantes e pendentes, libertando quantidades copiosas de pólen que, independente das alergias que nos causam, asseguram a expansão, sem depender de terceiros (insectos) e com enorme economia de meios.
Uma estratégia tão simples e de baixo custo como esta, e ainda assim, tão frutífera, facilmente se tornou “popular”, assegurando a sobrevivência.
A Natureza sempre ao nosso lado a mostrar o caminho.
Porque será que nunca aprendemos.
VT

Against the wind – Bob Seger

1 comentário:

Anónimo disse...

A Natureza é SÀBIA e PODEROSA.
Porque é que não aprendemos com ela...? Se calhar é simples...,!!, para aprendermos temos de estar "realmente vivos"..., atentos, alerta, sensiveis e humildes. "Achamo-nos" superiores/inteligentes (arrogantes na maioria das vezes).Ela possui o mais completo e complexo sistema de vida autosuficiente e autoregulador. Apesar do conhecimento que existe sobre os fenómenos naturas, muitos deles com indicações/orientações, muito precisas e pertinentes, continuamos a fazer tábua rasa de quase tudo..., porque outros interesses falam mais alto e assim "vamos", caminhando naturalmente para "sessões de tragédias" com lotação esgotada......., "Against de Wind", não poderia estar melhor enquadrado.
Obrigada
AC