quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Aberta da Praia da Foz do Arelho VI

Aspecto geral da praia da Foz do Arelho em 13 de Maio de 2010
. Em 16 de Maio a "Aberta" que o mar rasgou a norte já se encontrava mais reduzida . Com o areal alargado pudemos caminhar (também dia 16) para sul ao longo dos trilhos deixados pelas máquinas . Finalmente a "nova Aberta" escavada no local da primitiva, junto ao "Gronho" permitindo já a actividade piscatória. Foto colhida em 16 de Maio de 2010. . A praia e a povoação da Foz do Arelho (também no mesmo dia 16) com perspectiva da "velha/nova Aberta", a sul, agora reestabelecida.
.

Sad romance - Thao Nguyen Xanh

Damos conta mais uma vez (ver "posts" anteriores através da respectiva etiqueta) da evolução da situação da praia da Foz do Arelho através de imagens - que continuaremos a colher. Verificou-se na 1ª semana de Maio o restabelecimento da comunicação entre o Mar e a Lagoa - a sul e no local primitivo da "Aberta" - permitindo finalmente a entrada de alguma água salgada após o encerramento da Lagoa e tentando restituir o ecosistema depois de notícias que teriam morrido alguns peixes e bivalves. A nova "Aberta" apresenta ainda dimensões inferiores ao que foi no passado. Entretanto os trabalhos continuam numa praia que se vai modificando de dia para dia. Uma obra complexa em que não sabemos se as correntes marítimas que continuam a incidir de norte (direcção da "Aberta" nova que o mar escavou) poderão ter ainda alguma influência neste caso - a acompanhar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito de ver, já que me encontro agora afastada desse meu lugar de paixão :)
Veremos como o mar irá obedecer...
Obrigada, abraço, Lina

Anónimo disse...

Verdade, comparando as fotos anteriores da Aberta da Foz do Arelho, de facto a diferença é notável, mas, devo dar tempo ao tempo, mas há algo estranho nisto tudo que não sei explicar muito bem..., se calhar as pegadas das máquinas, indicam-me uma grande fragilidade em relação a esta Força do Mar...., afinal o Mar já esteve onde é a Avenida do Mar.....Reconheço que o esforço/investimento foi muito grande ( ). Quanto á Lagôa, não se sabe ainda muito bem, qual foi ou será o resultado/impacto, sofrido...(!!!)
Bom, vamos "andando",...ao som deste "Sad romance"..., aguardando melhores dias.
Abraço
AC

Unknown disse...

simplesmente magnifica esta série a P&B...as diferenças são substanciais em todas as praias que conheço...vamos ficar sem algumas daqui a alguns anos mas se calhar é o regresso ao passado pois o mar já esteve lá!
bjs :)
(tem um agradecimento no meu blog, pelo apoio e incentivo na minha caminhada, 100 contrangimentos digo Obrigada)

Submarino Amarelo disse...

Que sera,sera...

Tenho a impressão que ninguém sabe o que se vai passar,ninguém sabe se a intervenção que se fez (destinada a curto prazo a preservar a época estival) terá um efeito positivo na Lagoa...

As fotografias são excelentes e constituem o registo de um período conturbado da Foz do Arelho.Esperemos que não venham a integrar um memorial do que um dia foi uma das mais belas praias do litoral oeste.

Que sera.sera...

VT disse...

As melhores Boas Vindas e votos de mais visitas e comentários de Hellag e os agradecimentos pelas reflexões da Luz, AC e Submarino Amarelo! Toda a sequência de fotos (19 de momento) sobre a questão da Aberta e da praia da Foz (2009/2010)poderá de facto prestar-se mais tarde a tema expositivo - o q muito me agradaria.
Tenho uma certa pena que os responsáveis pela Cultura Autárquica tenham ignorado, até hoje, as fotos deste blogue, quando vemos acontecer várias exposições de fotografia (que me abstenho de comentar) nos diversos espaços expositivos e museus.
Bem hajam
VT

creusa disse...

olá sou a creusa:
de facto as foctos são de grande relevãncia, porém devemos ter em conta de que chega a ser um pouco "medonho", porque não é fácil vermos como era no passado um determinado e como era hoje...
mas isso vamos dar tempo ao tempo como já foi dito... adorei as fotos e os comentários que li...

cumprimetos