sábado, 11 de julho de 2009

Dedicated to you

O disco John Coltrane & Johnny Hartman é frequentemente citado por múltiplos críticos e apreciadores de Jazz como um clássico e um dos 10 melhores no género (jazz vocal masculino). É consensual, actualmente, entre os “Jazz lovers” que a quantidade de grandes cantores de jazz tem vindo a diminuir, sendo hoje muito reduzido o número dos que são considerados como tal (ex. Kurt Elling). Curiosamente este disco, gravado em 7 de Março de 1963, é o único em que Coltrane se faz acompanhar por uma voz, tendo sido escolhida (pelo sax-tenor) uma das melhores e mais fortes daquela altura. De facto J. Hartman (1923 - 1983) tinha uma voz de barítono excepcional, e especializara-se em baladas tendo um repertório em parte sobreponível ao de Nat King Cole. Morreu de cancro do pulmão tendo produzido discografia escassa. A sua interpretação de Lush life entrou, em 2000, para o “Grammy Hall of Fame”. É pouco conhecido e lembrado e vai merecer que a ele voltemos num futuro post, até porque na faixa que escolhi deste disco, a voz de Hartman só aparece no início e no final complementando um dos solos mais fabulosos da história do Jazz. De facto Coltrane consegue uma das mais “doces” e comoventes interpretações de sempre – parecendo que está a pensar e a vibrar com cada palavra da letra enquanto sopra a melodia suavemente… com um colorido especial... como a foto das flores de hoje... dedicated to you.
VT
Dedicated to you – John Coltrane & Johnny Hartman

4 comentários:

mariabesuga disse...

não ouvi aqui porque conheço e não dava o tempo para estar a carregar agora.

-Calafrio!!!...

Abraço, Vasco.

mariabesuga disse...

as flores são liiindas mas mereciam que a foto tivesse mais um pouquinho de luz. podia dar-nos isso.
desculpe...

VT disse...

Obrigado! Preferi o fundo mais escuro - permitindo um maior contraste de cor e que o azul e amarelo "valorizassem" em vez de se perderem um pouco num fundo mais claro. Obrigado pela opinião sempre bem vinda e tida em devida conta.
Abraço
VT

Luciana Barbosa disse...

Adorei o blog Vasco! Suas fotos são maravilhosas!! Em especial essas flores!! Perfeito equilibrio de claro/escuro. Lindas!